Texto principal
logotipo do visibilidade.net: Visibilidade.net, estar presente na web não basta Se encontrou informação útil no Visibilidade não se esqueça de linká-la no seu site.
 

  » Início

  » Artigos

  » Contactos

  » Divertimento

  » Glossário

  » Notícias

  » Perguntas frequentes

  » Sobre

  » Utilidades
   » Subscrição

  » Facebook

Início > Artigos > Tipos de motores de busca

Tipos de motores de busca

Os motores de busca podem são categorizados em genéricos, focados e meta-motores de busca.

Os motores de busca genéricos recolhem e indexam o máximo de conteúdos da web, fazendo o mínimo de restrições possíveis. Como exemplos de motores de busca genéricos temos o Google, o AltaVista ou o AllTheWeb.

Os motores de busca focados procuram conteúdos específicos como páginas escritas numa determinada língua ou sobre um tema especifico. Por exemplo, o tumba! é um motor de busca focado na web portuguesa. O Krugle é um motor de busca focado na pesquisa de código fonte e documentação técnica.

Os meta motores de busca recolhem os resultados retornados por outros motores de busca e fundem-nos. Como tal, os resultados retornados são limitados aos documentos recolhidos pelos motores de busca. Como exemplos, temos o MetaCrawler, o DogPile ou o Kartoo.

Os serviços de pesquisa interna aos sites disponibilizados por alguns servidores web têm um funcionamento semelhante aos motores de busca. No entanto, os grandes motores de busca utilizam o número de ligações que uma página recebe como métrica da sua importância. Um motor de busca interno ao site apenas pode avaliar a importância de uma página considerando as ligações internas ao site e não a importância que os autores de outros site lhe atribuiram ao criarem um link para ela. Daí que os resultados retornados por grandes motores de busca sejam normalmente melhores que os retornados por motores internos.

As regras de optimização de páginas para motores de busca são válidas para qualquer um dos seus tipos.

Janeiro, 2007
/Daniel Gomes

SocialTwist Tell-a-Friend

Sugira-nos um tema que gostasse de ver debatido num artigo.