Texto principal
logotipo do visibilidade.net: Visibilidade.net, estar presente na web não basta Inscreva-se para receber na sua caixa de correio electrónico novidades do Visibilidade.net.
 

  » Início

  » Artigos

  » Contactos

  » Divertimento

  » Glossário

  » Notícias

  » Perguntas frequentes

  » Sobre

  » Utilidades
   » Subscrição

  » Facebook

Início> Artigos > Search Marketing em Portugal

Search Marketing em Portugal

De acordo com a Search Engine Marketing Professionals Organization (SEMPO), o investimento em Search Engine Marketing (SEM) nos Estados Unidos chegará a 11 mil milhões de dólares em 2011.

O Search Engine Marketing é o negócio da visibilidade na Internet. Sites com mais visitantes, principalmente melhores visitantes, geram mais dinheiro.

Claro que nos Estados Unidos é natural que se apostem em técnicas de visibilidade nos motores de busca. O mercado é enorme e há uma infraestrutura preparada para investimentos nas novas indústrias.

As pessoas começaram a procurar produtos online e foi apenas natural que os sites começassem a pensar em técnicas de melhor serem vistos online, precisamente no momento em que alguém procura um produto ou serviço.

Mas Portugal não é os Estados Unidos.

Será que vale a pena pensar em visibilidade no mercado português?

Vale a pena investir em SEO (Search Engine Optimization) e PPC (pay per click)? Realmente interessa ter um site visivel, quando a maior parte do país não usa a Internet para as suas compras?

Esta questão é particularmente importante para mim, porque eu trabalho como consultor de SEM em Portugal.

Quanto temos uma reunião com um potencial cliente, por exemplo um director de um hotel, nós temos de o convencer dos beneficios de investir online. Ele poderá atrair clientes a um custo muito reduzido, o site estará a trabalhar para ele 24 horas por dia nessa tarefa e ele deve ter uma atitude proactiva perante quem procura hotéis na área do hotel dele.

Ele olha imediatamente para nós e faz-nos a pergunta da morte: “as pessoas procuram por hotéis na Internet?”.

Nós acenamos afirmativamente com a cabeça, com um sorriso nervoso. Claro que sim.

Não muitas, mas algumas procuram. Até lhe conseguimos dizer mais ou menos quantas, com uma estimativa.

E ele pode pensar em atrair clientes estrangeiros a um baixo custo. Podemos prometer certos resultados, concretos porque mensuráveis até à última visita.

Hum… ele parece interessado, mas não convencido.

Investimento publicidade na Web em Portugal

Não o podemos censurar. O investimento online em Portugal foi de 30 milhões de euros em 2005. 5 milhões em anúncios PPC.

Não admira que o director do hotel esteja relutante. Ninguém investe online!

Porque deve ele investir?

Duas palavras: “Baixo, baixo custo”. Ok. Três palavras. Claro que o nosso mercado é pequeno, mas isso também significa que se pode atingir uma posição dominante com um investimento pequeno. E quando o mercado crescer (porque ele vai crescer), a empresa dele fica preparada para o futuro. Se for inteligente e planear correctamente, poderá ser um líder de mercado.

O risco é muito pequeno. As campanhas PPC em Portugal conseguem-se a custo irrisórios, de pouco mais de 1 euro por dia.

Baixo custo = grandes resultados. É o nosso slogan.

Além disso, nós providenciamos consultoria de usabilidade, analisamos o comportamento dos visitantes com web analytics e até podemos criar conteúdos especializados para campanhas de link building.

Ele sabia que pessoas que procuram por “holidays in Lisbon” podem estar interessadas no seu hotel? Não sabia. Mas podem estar. Nós recomendamos uma landing page com informações sobre a cidade, roteiros turisticos interessantes, onde comer bem, teatros e cinemas...

Ele gosta da ideia.

Nós temos experiência em SEO e PPC em português, inglês e espanhol. Já fizemos inclusivé campanhas PPC em espanhol. Por isso não tenha receios – dizemos-lhe – porque vamos trazer-lhe resultados, mensuráveis no curto prazo e uma estratégia de longo prazo para a sua presença online.

Finalmente ele está convencido e sorri.

Nós perdemos o nosso sorriso nervoso e apertamos as mãos. É dificil angariar clientes de SEM em Portugal, mas as coisas só podem melhorar no futuro.

Há que educar os potenciais clientes para eles entenderem a potencialidade deste tipo de investimento.

Lentamente eles começarão a angariar mais clientes online, e, quando o mercado estiver maduro pensarão com descrença como não adivinharam a importãncia da publicidade online e da visibilidade dos seus web sites nos motores de busca.

Maio, 2007
Nuno Hipólito
Search Marketing

 

SocialTwist Tell-a-Friend
A sua participação é importante. Não hesite em contactar-nos.