Texto principal
logotipo do visibilidade.net: Visibilidade.net, estar presente na web não basta Inscreva-se para receber na sua caixa de correio electrónico novidades do Visibilidade.net.
 

  » Início

  » Artigos

  » Contactos

  » Divertimento

  » Glossário

  » Notícias

  » Perguntas frequentes

  » Sobre

  » Utilidades
   » Subscrição

  » Siga-nos no Facebook

Início > Artigos > Quanto custa um site?

Quanto custa um site

"Quanto custa?" esta é uma questão que surge sempre que queremos adquirir alguma coisa.

Embora um site possa parecer simples, a sua criação e manutenção poderá envolver muitos recursos. Ou por outro lado poderá ser criado sem qualquer custo.

As diferenças nos preços é devida principalmente à complexidade e qualidade dos sites dos sites criados.  

Perguntar simplesmente a uma empresa de tecnologias de informação "Quanto custa um site?" é o mesmo que perguntar a uma imobiliária "Quanto custa uma casa?". 

  • O preço de uma casa varia consoante a sua localização, número de assoalhadas, tipologia, área, etc. 
  • O preço de um site depende principalmente dos serviços que disponibiliza. 

O que designamos vulgarmente por "site" é apenas o meio de acesso aos serviços disponibilizados por um sistema de informação. Ou seja, é a "cara" do sistema de informação.  

Antes de pedir um orçamento para um site procure definir o que pretende, escreva-o por palavras suas e faça uns esboços em papel das páginas do seu site. Não se preocupe com o aspecto estético das páginas ou com a localização dos links mas sim com os serviços e informações que gostaria de ter no seu site. Algumas informações importantes que ajudarão a empresa de tecnologias de informação a dar um orçamento para o seu site são as seguintes: 

  • Um mapa do seu site (exemplo: http://empresa.visibilidade.net/mapa-site/index.html
  • Um esboço das principais páginas do seu site contendo os links (apresentar um feito à mão). 
  • Uma estimativa da frequência com que pretende actualizar o seu site
  • Quem é o principal público-alvo do seu site? Por exemplo, são pessoas que residem no seu concelho, no seu país ou em todo o mundo? 
  • Exemplos de sites que o agradem. Não se esqueça de mencionar o que gosta e o que mudaria nestes sites
  • Necessidade de integrar o seu novo site com outros sistemas já existentes na sua organização. 

As respostas a estas questões serão um bom ponto de partida para começar a definir os serviços a incluir no seu site. O contacto directo com especialistas em publicação na web será crucial para atingir o sucesso, pois estes poderão contribuir com sugestões preciosas.  

No entanto, é preciso ter cuidado ao escolher com quem se pretende trabalhar. Existem pessoas que após simplesmente terem aprendido a usar uma ferramenta de edição de páginas web como por exemplo, o Dreamweaver ou o Frontpage, se auto-proclamam de web designers e começam a vender os seus serviços no mercado.

Esta situação faz tanto sentido como alguém que aprendeu a usar um papel e uma caneta se intitular de escritor e começar a vender livros, por isso é importante que exija qualidade antes de adjudicar um projecto para a construção do seu site.

Resumindo é impossível responder imediatamente à pergunta "Quanto custa um site?" porque depende muito dos serviços a disponibilizar no site.

Fevereiro, 2009
/Daniel Gomes

SocialTwist Tell-a-Friend
Página com ligações robustecidas pelo Arquivo.pt.