Texto principal
logotipo do visibilidade.net: Visibilidade.net, estar presente na web não basta Inscreva-se para receber na sua caixa de correio electrónico novidades do Visibilidade.net.
 

  » Início

  » Artigos

  » Contactos

  » Divertimento

  » Glossário

  » Notícias

  » Perguntas frequentes

  » Sobre

  » Utilidades
   » Subscrição

  » Facebook

Início > Artigos > A publicidade na Web

A publicidade na Web

No fim da década de 90, com o "boom" da Internet, muitas pessoas acreditavam que bastava criar um site qualquer na Internet e através de publicidade teriam lucros assegurados. Os resultados foram muitas vezes catastróficos o que levou a um descrédito acerca da publicidade na Web.

No entanto, como é que se explica que uma empresa que apresenta lucros da ordem dos 721 milhões de dólares por trimestre, tenha o seu modelo de negócio baseado em publicidade na web?

A questão não é se deve publicitar na web, mas sim, como o deve fazer.

As pessoas utilizam a web como uma fonte rápida de informação, seja para fins profissionais ou de lazer, é importante que as páginas web estejam escritas de modo a satisfazer esta necessidade de informação, mesmo que contenham publicidade. A publicidade sempre que possível deverá fazer parte da infornação que os utilizadores procuram, ou seja, deverá ser colocada em sites visitados pelo público-alvo da sua empresa ou produto. Esta publicidade direccionada é a chave do sucesso do Google, porque os anúncios aparecem de acordo com a pesquisa que o utilizador efectuou.

Após escolher o(s) sites mais adequados para colocar a sua publicidade é necessário escolher a forma mais adequada de o fazer. Muitas vezes, o departamento de Marketing de uma empresa tem uma vasta gama de artigos publicitários prontos como animações, filmes ou fotografias que são reutilizados para criar publicidade na web. Isto pode constituir um erro grave, uma vez que o contexto de publicação na web é diferente e necessita de conteúdos especificos de acordo com a página onde serão colocadas.

Se a informação da página onde irá colocar a sua publicidade é um texto, a sua publicidade deverá também ser um texto. Colocar publicidade sobre o texto que os utilizadores estão a tentar ler ou usar animações para "chamar" a atenção, constituem erros crassos na criação de publicidade em páginas web. A razão principal é que o cérebro humano funciona de maneira diferente quando está a ler de quando está a ver uma animação, por exemplo. A atenção do utilizador está focada na leitura e o restante é automaticamente considerado ruído que impede o cérebro de efectuar a sua tarefa. Pelo que, esta publicidade torna-se invisível para a grande maioria das pessoas.

Publicidade de sucesso deverá estar embutida na informação que o utilizador procura. O sucesso do seu anúncio depende da sua dimensão e do local onde será colocados. Anúncios muito pequenos tendem a ser ignorados pelos utilizadores. O local mais proveitoso para colocar anúncios é o topo da página porque é a primeira informação que o utilizador recebe.

O formato da publicidade deve seguir o formato da informação principal que o utilizador procura. Se o utilizador está a ler o texto de uma página, a publicidade deverá ser textual (ex. New York Times). Se necessitar mesmo de utilizar animações numa página, certifique-se de que estas carregam rapidamente, são focadas na mensagem que pretende transmitir e correm a uma velocidade que permite que utilizador tenha tempo de captar a mensagem. No máximo utilize uma animação com 3 frames. Existem outras formas de publicitar na web além dos banners. Num site de fotografia a sua publicidade poderá aparecer num dos cantos das fotografias mais populares. Num site de filmes ou outras animações a sua publicidade poderá aparecer durante a exibição do próprio filme.

Efectue testes com vários tipos de anúncios numa página onde pensa vir a publicitar. Poderá simular a inclusão de anúncios usando diversos formatos numa página guardada no seu PC. O criador da página ou do anúncio não deverá pensar que a sua opinião ou impressão acerca do anúncio é representativa da maioria das pessoas que irão lê-lo. Um teste muito simples e eficaz consiste em pedir as várias pessoas para encontrarem uma dada informação numa página e depois pedir-lhes para descreverem o conteúdo da página. Se a sua publicidade não fizer parte da descrição, então precisa de ser reformulada.

Para gerir com sucesso a sua publicidade na web, o seu trabalho não termina com a criação do seu anúncio e compra de um espaço para o publicitar. Monitorize os acessos ao seu site e verifique se está a receber visitas originadas nos sites onde publicitou. Por outro lado, a sua publicidade poderá estar a ter sucesso mesmo que não origine visitas ao seu site, mas este sucesso será visível no aumento do seu volume de negócio. Procure sempre descobrir como é que os seus clientes descobriram o seu site ou negócio.

A regra de ouro para o sucesso da publicidade na web é que esta não pode interferir com a busca de informação dos utilizadores.

Janeiro, 2007
/Daniel Gomes

SocialTwist Tell-a-Friend

Sugira-nos um tema que gostasse de ver debatido num artigo.