Texto principal
logotipo do visibilidade.net: Visibilidade.net, estar presente na web não basta Inscreva-se para receber na sua caixa de correio electrónico novidades do Visibilidade.net.
 

  » Início

  » Artigos

  » Contactos

  » Divertimento

  » Glossário

  » Notícias

  » Perguntas frequentes

  » Sobre

  » Utilidades
   » Subscrição

  » Facebook

Início > Artigos > O que é a visibilidade na web?

O que é a visibilidade na web?

A visibilidade de uma informação publicada na web é a medida da facilidade com que os utilizadores da web a encontram e interpretam.

Não basta publicar informação na web. É necessário fazer com que as suas páginas na web sejam visíveis, para que todas as pessoas possam facilmente encontrar a informação nelas contida.

Para se conseguir garantir a visibilidade de uma página é necessário ter em consideração 3 aspectos fundamentais que estão estritamente interligados: acessibilidade, optimização para serviços de pesquisa e web design.

Visibilidade = Acessibilidade + Optimização para serviços de pesquisa + Web design.

A acessibilidade é um termo normalmente utilizado para denominar as regras que se devem cumprir de modo a facilitar o acesso à informação por parte de pessoas com deficiência.

No entanto, garantir a acessibilidade à informação não se trata apenas de ter em consideração as limitações físicas ou motoras das pessoas. O próprio meio de acesso à informação pode ter deficiências, por exemplo, pode ter dimensões muito reduzidas que não permitem que se aceda à informação. Um site dentro do qual um utilizador tenha dificuldade em navegar apresenta também um problema na acessibilidade à sua informação.

Uma página web deve ser construída de modo a que a informação nela contida possa ser acedida pelo máximo de pessoas possível, directamente ou através de ferramentas auxiliares como os serviços de pesquisa de informação na web.

Os serviços de pesquisa de informação na web são imprescindíveis. Sem eles, a web teria pouca utilidade uma vez que seria extremamente difícil para uma pessoa encontrar a informação desejada entre milhões de páginas diferentes.

Embora, estes serviços tenham evoluído muito nos últimos anos, têm limitações no que diz respeito à sua capacidade de interpretação. Uma informação que é trivialmente interpretada por um humano não o é por um computador. Por exemplo, qualquer pessoa é capaz de nomear todos os objectos que constam numa fotografia. No entanto, para uma máquina, mesmo que muito sofisticada esta tarefa é extremamente complexa.

Por isso é necessário ter em consideração o funcionamento e requisitos destes serviços quando se constrói uma página web para que esta possa ser correctamente processada por máquinas e posteriormente conste nos resultados das pesquisas efectuadas pelos utilizadores da web.

As pessoas com deficiências são auxiliadas por computadores que tentam substituir as capacidades humanas em falta. A acessibilidade de informação e a optimização de páginas para serviços de pesquisa estão estritamente associadas porque ambas tentam garantir que máquinas consigam processar informação correctamente.

De que serve ter uma página nos resultados das pesquisas dos motores de busca se esta não pode ser acedida? Por outro lado, de que serve ter uma página acessível se ninguém a encontra?

O web design trata da construção de páginas, logo determina as condicionantes de acessibilidade e influencia as posições nos resultados dos serviços de pesquisa. Uma página bem desenhada deverá ser facilmente interpretada por pessoas e máquinas. Este é o fundamento do bom web design.

O aspecto gráfico, a criatividade ou sentido de gratificação do designer nunca se devem sobrepor aos requisitos de visibilidade da página.

A web foi criada para divulgar informação e este foi o factor chave do seu sucesso.

Janeiro, 2007
/Daniel Gomes

SocialTwist Tell-a-Friend

Se gostou deste artigo torne-o mais visível criando um link no seu site.