Texto principal
logotipo do visibilidade.net: Visibilidade.net, estar presente na web não basta
 

  » Início

  » Artigos

  » Contactos

  » Divertimento

  » Glossário

  » Notícias

  » Perguntas frequentes

  » Sobre

  » Utilidades
   » Subscrição

  » Facebook

Início > Artigos > Os Daltonismo e os links

O Daltonismo e os links

O Daltonismo é uma deficiência frequente que impossibilita a distinção entre algumas cores. Estima-se que cerca de 8% da população seja portadora deste distúrbio, sendo que apenas 1% das mulheres sejam atingidas.

A W3C recomenda que os links nos textos sejam azuis e sublinhados. No entanto, segundo Jakob Nielsen a maioria dos utilizadores da web já se habituou a identificar links não sublinhados noutras cores, desde que a cor dos links seja coerente em todas as páginas do site.

O problema é que para os daltónicos que não são capazes de distinguir certas cores (como o azul) estes links são invisíveis. Ao passo que se fossem sublinhados seriam identificáveis sem problema.

Mais uma vez se comprova que as normas e recomendações para publicação na web não foram criadas por acaso, por isso é melhor conhecê-las e pensar duas vezes antes de desrespeitá-las.

De qualquer maneira, não há nada melhor do que testarmos sempre o nosso trabalho.

O ColorBlind Web Page Filter permite que visualizemos uma página como se tivessemos vários tipos de daltonismo.

O Color Scheme Generator sugere cores que poderão ser conjugadas de forma elegante num design gráfico de uma página (ideal para pessoas sem sensibilidade estética) e a simula a sua visualização de acordo com diferentes tipos de daltonismo, apresentado a frequência de cada um deles.

Questionar se devemos respeitar as normas de publicação na web, faz tanto sentido como questionar se devemos respeitar as regras de trânsito.

Quando não se respeitam há acidentes...

Dezembro, 2010
/Daniel Gomes

SocialTwist Tell-a-Friend
A sua participação é importante. Não hesite em contactar-nos.