Texto principal
logotipo do visibilidade.net: Visibilidade.net, estar presente na web não basta Inscreva-se para receber na sua caixa de correio electrónico novidades do Visibilidade.net.
 

  » Início

  » Artigos

  » Contactos

  » Divertimento

  » Glossário

  » Notícias

  » Perguntas frequentes

  » Sobre

  » Utilidades
   » Subscrição

  » Facebook

Início > Artigos > Cor do texto: baixo contraste é suicídio

Cor do texto: baixo contraste é suicídio

Resumo: Cada vez há mais sítios na Web contendo textos com baixo contraste em relação à cor de fundo das páginas. Este problema tem consequências muito graves.

Há séculos que jornais e livros são impressos em letras pretas sobre fundo branco. Mas será que poderiam ser impressos a cinzento para gastar menos tinta? Os custos de impressão diminuíriam e os editores aumentariam os seus lucros.

A razão para isto não ter sido feito é simples. Os textos impressos usando cores com baixo contraste em relação à cor de fundo são difíceis de ler.

No entanto, na Web recentemente tem-se propagado uma estranha moda de "web design", que consiste em escrever textos usando uma cor com o mínimo contraste possível em relação à cor de fundo das páginas. Tipicamente, é usado texto escrito a cinzento claro sobre um fundo branco.

A publicação de texto com baixo contraste é um erro de usabilidade grave bem conhecido, uma violação das recomendações elementares de acessibilidade para pessoas com deficiência e pode levar à exclusão de um sítio web dos motores de busca por se confundir com web spam.

Detalhando um pouco este último ponto. Existe um técnica de web spam que consiste em tentar enganar os motores de busca, incluindo palavras-chave ilegíveis para os humanos numa página, designadamente, escrevendo-as usando uma cor muito semelhante ou igual à cor de fundo da página. Por exemplo, um sítio contem pornografia mas coloca palavras-chave escritas a branco sobre fundo branco acerca de automóveis.

Estas fraudes são altamente prejudiciais para o negócio dos motores de busca. Daí que estes investam fortemente em mecanismos de detecção de fraúdes e quando descobrem que estão a ser enganados, banem os prevaricadores dos resultados das pesquisas.

A leitura de um texto num monitor é muito mais cansativa do que em papel. Ao ser reduzido o contraste do texto, a sua leitura torna-se ainda mais penosa. Os utilizadores da Web demoram em média apenas 2 segundos a decidirem se uma página lhes interessa. Se um utilizador não conseguir ler facilmente o texto de uma página para encontrar o que pretende, é muito provável que a abandone rapidamente e continue a sua procura noutro sítio.

Note-se que mesmo para o ínfimo número de pessoas que ainda têm capacidades de visão perfeitas, os textos com baixo contraste tornam-se invisíveis quando incide um pouco de luz sobre o monitor de um portátil ou de um telemóvel.

O texto com baixo contraste torna-se também praticamente invisível numa projecção tipo Powerpoint, mesmo que este seja visível num monitor de alta qualidade. Este facto poderá causar transtornos se alguém tiver de fazer apresentações acerca de páginas com este problema para uma plateia de clientes, chefias ou formandos.

Quem for obrigado a ler frequentemente textos com baixo contraste por motivos profissionais, por exemplo, por ter de usar uma aplicação com este problema na Intranet da sua empresa, sairá do trabalho com fortes dores de cabeça, provavelmente sem saber porquê.

Escreva textos a preto sobre fundo branco, tem resultado durante séculos e é o que os sítios com maior sucesso na Web fazem.

Só tem a ganhar.

Artigos relacionados

Julho de 2009
Daniel Gomes
SocialTwist Tell-a-Friend
A sua participação é importante. Não hesite em contactar-nos.